Você sabe como limpar o ouvido do cachorro? Seja para realizar um tratamento ou retirar qualquer secreção que esteja no local, é importante realizar esse procedimento corretamente. Veja dicas para não errar! 

Como limpar o ouvido do cachorro passo a passo

Entre os cuidados com o cachorro, está a limpeza do ouvido. Quando realizada corretamente, além de ajudar a garantir a saúde do pet, permite que o tutor monitore a quantidade de secreção e qualquer alteração que possa ser encontrada. 

Será que você está realmente preparado para isso? Veja todos os passos e aprenda como limpar orelha de cachorro corretamente. 

Verifique se é preciso limpar a orelha

O primeiro passo de como limpar o ouvido do cachorro é ter a certeza de que esse procedimento é realmente necessário. Normalmente, um animal saudável terá pouca ou nenhuma secreção que possa ser visualizada na região. 

No entanto, no geral, cães com as orelhas caídas (pendulares) precisam de uma atenção maior. Devido ao formato anatômico, essa região é pouco arejada e costuma ficar mais úmida.  

Aliado a uma produção mais intensa de cerume, isso faz com que o ouvido do cachorro também fique úmido e quente. A combinação facilita a proliferação de fungos, bactérias e até ácaros causadores de otite.

É por isso que, muitas vezes, animais com essa característica, por exemplo, os peludos de raça como Cocker Spaniel, Golden Retriever e Basset Hound, costumam apresentar quadros de otite com mais frequência. 

Assim, é preciso observar se a orelha do animal precisa ser limpa, está úmida ou com cerume. No geral, essa higienização pode ser feita a cada 15 ou 20 dias. Já em cães com orelhas pendulares, a limpeza poderá ser realizada semanalmente.

Contudo, caso você queira saber como limpar o ouvido do cachorro com otite, é importante seguir a orientação veterinária. Algumas vezes, a limpeza do ouvido do cachorro precisa ser feita em uma maior periodicidade conforme o tratamento prescrito.

Separe o material necessário para realizar a limpeza

Caso seja o momento certo, o segundo passo de como limpar o ouvido do cachorro é providenciar o material. Além de algodão, você vai precisar de solução fisiológica ou limpador de orelha específico para animais, de preferência com ph neutro, para realizar o procedimento.

Há várias marcas disponíveis no mercado. Caso você tenha acesso ao limpador, ele pode ser uma boa opção (sempre solicite auxílio de seu veterinário antes da compra). Alguns deles contêm substâncias emolientes, que ajudam na limpeza, assim como componentes antissépticos, que ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias causadores de otite.


Aprenda a limpar corretamente o ouvido do animal

Com tudo pronto, é hora de iniciar o passo a passo do processo de como limpar o ouvido do cachorro. Para isso, primeiro, leve o peludo a um lugar calmo da casa, para ele onde ele possa ficar mais tranquilo. Depois, siga as dicas abaixo.

➤➤➤ Umedeça um pedaço de algodão com solução fisiológica ou outro produto específico para limpeza de ouvido do seu pet;
➤➤➤ Coloque o algodão na ponta do dedo e passe pela orelha do cachorro e dentro do conduto auditivo suavemente;
➤➤➤ Massageie suavemente a orelha do animal para ajudar a soltar a secreção e uma forma de agrado também;
➤➤➤ Caso esteja muito suja, como quando há secreção escura no ouvido do cachorro, repita o procedimento nas duas orelhas, até que fiquem limpas, mas sempre com muito cuidado para não empurrar o cerume para dentro;
➤➤➤ Finalize passando um algodão seco na área, com cuidado, até que ela fique totalmente seca.


Dicas de como limpar o ouvido do cachorro sem errar 

Sempre que for limpar ouvido de cachorro sujo, lembre-se de que essa região é sensível e merece cuidado. Por isso, há algumas ações proibidas durante esse procedimento. Confira quais são a seguir.

➤➤➤ Não use cotonete, pois você corre o risco de acabar empurrando o cerume para dentro do conduto auditivo e, consequentemente, aumentando as chances do pet ter otite;
➤➤➤ Nunca enrole o algodão na ponta de nenhum objeto, como palitos e pinças, pois, pode acabar soltando do objeto e ficar preso dentro do conduto auditivo. Use só os dedos;
➤➤➤ Não exagere, ou seja, não limpe a orelha com muita frequência, nem use o produto para limpar ouvido de cachorro em excesso, pois isso pode ter o efeito contrário e deixar o pet suscetível ao desenvolvimento de otite;
➤➤➤ Nunca aplique uma medicação que não tenha sido prescrita pelo médico-veterinário.


Por fim, caso note aumento de secreção, odor, vermelhidão ou dor na manipulação da orelha do cão, procure o médico-veterinário. Isso também vale caso o pet comece a coçar a região ou inclinar a cabeça para um lado. 

Todos esses sinais podem indicar que o peludo está com otite, ou seja, ele precisa ser examinado. A otite geralmente é causada por bactéria, fungo, ácaros ou processos alérgicos. 

Para cada tipo de otite há um tratamento específico. Geralmente é associada com dor, vermelhidão no pavilhão auricular, descamação da pele, inclinação de cabeça e animal fica sacudindo as orelhas. Casos mais graves podem apresentar sinais clínicos neurológicos.

Caso o animal apresente otite, para diagnóstico e melhor tratamento o ideal é realizar coleta de material para exames específicos.