Se seu cachorro bebe água e vomita, ele pode estar com alguma doença. Existem várias causas para esse tipo de vômito — algumas podem ser simples de tratar, outras, nem tanto. O vômito geralmente vem associado a outros sintomas, dependendo de sua causa. O histórico vacinal do cão, alimentação e o que mais ele apresenta de manifestações clínicas. 

Ingestão de corpo estranho

Um corpo estranho é qualquer coisa que o animal ingere que não seja alimento e que não pode ser digerido ou é digerido muito lentamente, obstruindo total ou parcialmente o trato digestivo do animal acometido.

Quando a obstrução acontece logo após o estômago, no duodeno ou na porção inicial do jejuno (partes do intestino), causa vômitos recorrentes e persistentes, além de desidratação, dor abdominal e desconforto. Se a obstrução for total e não tratada, o intestino pode romper e o cão vai a óbito em três a quatro dias.

Se o corpo estranho estiver aderido à mucosa do intestino, ele pode causar perda de peso, falta de apetite, prostração, diarreia, desconforto e dor abdominal. Em alguns casos, pode levar à necrose da alça intestinal.

Se seu cachorro vomita e você o viu roendo ou comendo algum brinquedo que desapareceu, a ingestão desse possível corpo estranho pode estar causando esses sinais e, talvez, uma gastrite. 

Gastrite

Nossos amigos sofrem de gastrite pelos mesmos motivos que os humanos: por medicamentos que “atacam” o estômago deles, verminoses, corpos e alimentos estranhos ao animal, doenças inflamatórias, ingestão de plantas ou produtos de limpeza.

A gastrite causa vômitos e pode deixar o cachorro desidratado. Também provoca aumento da produção de saliva, falta de apetite, dor abdominal e náuseas. O diagnóstico é por ultrassom abdominal e o tratamento geralmente é de longo prazo.

Viroses caninas

As viroses são doenças transmitidas por vírus. Assim como nos humanos, algumas viroses são passageiras e autolimitantes. No entanto, existem viroses que são bastante graves para os cães, como a parvovirose canina, a cinomose, entre outras.


Parvovirose canina

A parvovirose canina é uma doença que acomete principalmente filhotes com até um ano, se não for vacinado. Causa alterações gastrointestinais severas e, se não houver tratamento, o cachorro vai a óbito. É transmitida pelo contato direto com secreções de animais contaminados.

Se o cachorro bebe água e vomita ou quando come e apresenta diarreia sanguinolenta e abundante, pode ser parvovirose. A vacinação é a única forma de prevenção dessa doença.

Cinomose

A cinomose é a doença viral canina mais temida, pois mesmo animais com tratamento podem ir a óbito. É uma enfermidade que pode acometer vários sistemas, principalmente o nervoso, o gastrointestinal e o respiratório.

Sua transmissão se dá pelo contato do animal sadio com secreções do animal contaminado. A vacina contra o vírus da cinomose é a única forma de prevenir essa virose, que pode ser fatal.

Sendo assim, se seu cachorro bebe água e vomita, está com fraqueza nas patas de trás, com nariz escorrendo e remela nos olhos, não hesite em levá-lo a um atendimento veterinário. Quanto antes ele for tratado, maiores as chances de ele ser curado.

Tipos específicos de vômitos

Um cachorro vomitando sangue é muito preocupante. As características do sangue presente nesse tipo de vômito ajudam o médico veterinário a identificar o possível local da lesão gastrointestinal.

As possíveis causas do vômito com sangue são: presença de corpos estranhos perfurantes, doença do carrapato, tumores, verminoses graves, distúrbios da coagulação do sangue, gastrites severas e úlceras gástricas.

cachorro vomitando espuma pode ser indicativo de diversas alterações, como o jejum prolongado, náuseas ou refluxo, inflamação do estômago, como a gastrite e intoxicações alimentares. Principalmente se o animal gosta de revirar o lixo ou comer alimentos que não são próprios para cão.

Além disso, o vômito amarelo pode ser causado quando o estômago está vazio e produz mal-estar ao cachorro. 

O que fazer quando o cachorro vomita envolve saber a causa dos vômitos. Uma dica que pode ser usada para ajudar o animal a não se sentir tão mal com os vômitos por jejum prolongado é reduzir o espaço entre as refeições da noite e da manhã.

Observe como seu cão fica após o vômito — se ele estiver bem, dê um tempo para ele se recuperar. Faça um leve jejum, retirando a ração por cerca de duas horas, e depois a ofereça de novo. Se o vômito persistir, procure ajuda veterinária.

Não fique procurando milagres ou remédio para cachorro vomitando na internet. Isso faz com que você perca um tempo de tratamento do seu cachorro, o que pode aumentar o tempo de recuperação dele.

Sendo assim, é possível entender que os vômitos têm causas diversas e o diagnóstico correto poupa o sofrimento do seu amigo, por isso, recomendamos que o tutor não espere que o animal piore para levá-lo ao veterinário.


Portanto, se seu cachorro bebe água e vomita, ele merece todo o carinho, atenção e atendimento especializado.