Muitas vezes, a ferida na pata do cachorro pode ser evitada. Entretanto, mesmo com todo cuidado, é possível que o pet se machuque, e o tutor deve estar preparado para isso.

Você sabe o que fazer? Acompanhe algumas dicas sobre como cuidar do peludo em casa e qual equipe está mais preparada para ajudar nesse momento, nunca descuidando da saúde e do bem-estar do seu pet.

Por que acontecem essas feridas?

O que pode ser ferida na pata do cachorro? Muita gente pensa que o coxim plantar, popularmente chamado de “almofadinha do cachorro”, é muito resistente. Porém, isso não é verdade, porque ele é uma pele e pode ser facilmente lesionado:

➤➤➤ se o cão pisar em um objeto perfurocortante, como caco de vidro, prego, entre outros;
➤➤➤ se o tutor levar o peludinho para passear em um horário de sol forte e o cão pisar ➤➤➤ em um chão muito quente, queimando o coxim plantar;
➤➤➤ se o animal pisar em produtos químicos agressivos, que lesionam a pele;
➤➤➤ se o peludo estiver com pododermatite e coçar muito o local;
➤➤➤ se o bichinho vive em um ambiente com solo muito abrasivo;
➤➤➤ se a unha cresce demais, o tutor não a corta, e ela entra na pele do animal;
➤➤➤ se o pet pega “bicho-de-pé”, coça muito as extremidades e se fere assim.

Quando desconfiar de ferida nas extremidades?

Todo tutor deve estar sempre atento ao pet e às mudanças que podem ser encontradas. Para isso, é sempre bom olhar o pelo, a pele, o ouvido e as extremidades. Muitas vezes, é nesse momento que a pessoa encontra um machucado na almofada da pata do cachorro, por exemplo.


Se o temperamento do seu pet não deixa manipular as extremidades, isso pode dificultar a hora de verificar se há uma ferida na pata do cachorro. Por isso, atente-se aos seguintes sinais que sugerem que algo não está bem:

➤➤➤ claudicação (cachorro mancando);
➤➤➤ lambedura excessiva no local, com ou sem pequenas mordidas;
➤➤➤ alteração do odor perto da extremidade;
➤➤➤ marcas de sangue onde o animal pisa;
➤➤➤ presença de umidade na região, que pode acontecer no caso de ferida com pus na pata do cachorro, por exemplo. 

Quando a ferida pode ser tratada em casa e o que fazer?

Então, como tratar ferida na pata do cachorro? Algumas coisas podem ser feitas em casa, ante de levar seu pet à consulta médica veterinária: 

➤➤➤ Lave o local com soro fisiológico;
➤➤➤ Aplique um sabonete antisséptico;
➤➤➤ Em seguida enxague bem com soro fisiológico;
➤➤➤ Envolva a região com uma gaze e atadura. Cuidado para não comprimir exageradamente ao enfaixar;
➤➤➤ Siga ao veterinário para uma análise criteriosa da ferida, aplicação de medicamentos, necessidade de tratamento tópico (local) e/ou sistêmico com analgésicos, anti-inflamatórios e até antibióticos.

Em casa, você também consegue tratar casos em que a unha está tão grande que causa uma ferida, mas ainda sem penetrar na pele do coxim. Nesse caso, corte a unha, faça a limpeza descrita acima e use uma pomada cicatrizante adequada para pet. 


Gostou de saber um pouco mais sobre ferida na pata de cachorro? Aqui, temos uma equipe focada no bem-estar do seu pet, sempre com muita disposição e respeito por eles. Se você ainda não nos conhece, visite nosso blog.