raiva canina é uma doença infecciosa aguda e fatal que compromete o sistema nervoso central. Ela é causada por um vírus e provoca uma encefalite de evolução muito rápida após o início dos sintomas. Acomete todos os mamíferos, inclusive o homem.

Após saber o que é raiva canina, é importante conhecer o causador dela. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Uma curiosidade da família desse vírus é que existe uma grande diversidade de hospedeiros, além dos caninos, também acomete outros mamíferos como os felinos, morcegos, gambás, macacos, cavalos, bovinos, etc, além do ser humano. 

Fontes de infecção

Na Europa, as raposas são a principal fonte de infecção para cães e humanos. Nos Estados Unidos e Canadá, são os gambás, os esquilos e os morcegos. Na África e na Ásia, o ciclo urbano predomina, onde um cão infecta o outro.

Na América Latina e no Caribe, também predomina o ciclo urbano, porém o ciclo silvestre está se tornando importante por conta do desmatamento, com o morcego hematófago infectando os animais e o ser humano.

Formas de transmissão

A transmissão percutânea, pela mordedura / lambedura do animal raivoso no cão sadio, é a forma mais comum de transmissão da raiva, ou seja, através do contato com a saliva do animal infectado. 

Na transmissão pela pele, que pode ser também pela mucosa, ocorre o depósito da saliva com o vírus. Com a mordedura ou a arranhadura, o vírus entra no cão por estas feridas. Na lambedura, isso acontece somente em feridas já existentes ou em mucosas.

Sintomas da raiva

Um dos iniciais sintomas da raiva canina é a agressividade. Já os finais incluem paralisia, fotofobia, salivação abundante (boca espumando), dificuldade de engolir, mudança de comportamento e de hábitos alimentares.

O que fazer se seu cachorro for mordido por outro animal?

Se seu amigo for mordido por outro animal, primeiramente, certifique-se de que ele tem um proprietário. Contate-o e pergunte sobre a vacinação contra a raiva. Se o animal for vacinado anualmente, não se preocupe com a raiva canina, mas procure um veterinário para tratar a mordida.

raiva canina em humanos é grave. Se um ser humano é mordido por um cachorro, ele deve seguir as mesmas recomendações de lavagem da ferida e buscar atendimento médico imediatamente.

O que fazer se seu cachorro for mordido por um morcego?

Pode parecer muito difícil que um morcego morda um cachorro, mas infelizmente isso é possível. O morcego hematófago alimenta-se do sangue de qualquer mamífero. Se um cão estiver ao alcance e não perceber que está sendo mordido, ele pode ser infectado.

No começo do ano de 2021, houve o primeiro caso de raiva canina depois de 26 anos sem registros de casos dessa doença. O cachorro residia no Rio de Janeiro e morreu devido à doença.

Se seu cão for mordido por um morcego, lave a ferida imediatamente com água e sabão. Se tiver iodo em casa, passe na ferida. Após esses procedimentos, procure o médico veterinário de sua confiança para tratar seu amigo.


Vacinação antirrábica

vacina de raiva canina é a única forma de prevenir que seu amigo desenvolva a doença, por isso ela é tão importante e deve ser aplicada anualmente.

O cão deve ser vacinado pela primeira vez entre três e quatro meses de vida e, depois, todo ano pelo resto da vida. Além da vacina antirrábica, é preciso vaciná-lo anualmente contra as demais doenças infectocontagiosas caninas. O melhor tratamento da raiva canina é a prevenção com a vacina.

O que fazer para o morcego não chegar perto do seu cão?

Existem algumas formas de evitar que seu amigo seja mordido por um morcego. A primeira coisa a fazer é deixar seu animal abrigado, e não ao relento. Morcegos também não gostam de ambientes iluminados, por isso é recomendado deixar luzes acesas no ambiente onde o cão vive. Colocar telas nas janelas, forros e telhas também é importante.

Como os morcegos têm hábitos noturnos, uma boa dica é fechar a casa um pouco antes do anoitecer. Se a casa tem sótão ou porão, é importante que o cachorro não acesse esses cômodos.

Caso você veja um morcego perto de sua casa, o melhor a fazer é espantá-lo com essas recomendações. Eles são protegidos por órgãos de conservação ambiental e é proibido matá-los.


Como é possível perceber, a raiva canina é uma doença grave e fatal, porém facilmente prevenida com a vacina contra raiva, aplicada anualmente. Não deixe seu amigo desprotegido!