O uso de permetrina para cachorro é indicado? Se costuma ler as bulas dos produtos que compra para o seu pet, você provavelmente já leu esse nome, não é? Ele frequentemente está presente em coleiras antipulgas, por exemplo. Embora ele seja eficiente, é preciso ter cuidado para evitar intoxicações. Saiba mais! 

Permetrina para cachorro: o que é isso?

A permetrina faz parte do grupo dos piretroides: substâncias sintéticas, de estrutura similar às piretrinas. As piretrinas, por sua vez, têm origem do Piretrum, que é formado por uma mistura de seis ésteres.

Os piretroides são usados como inseticidas que possuem ação repelente, e a própria permetrina é comumente encontrada em produtos para matar baratas, combater o cupim em madeira, entre outros. Ao mesmo tempo, ela pode ser parte de fórmulas para uso tópico humano. 

É o caso, por exemplo, das loções cremosas existentes para tratar a escabiose (sarna), causada por Sarcoptes scabiei, em pessoas. O mesmo acontece com os pets: a permetrina para cães é comumente encontrada em produtos voltados para o combate de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, por exemplo.

Em quais produtos a permetrina para cães está presente?

Então, para que serve permetrina? Essa substância está presente principalmente em produtos que promovem o combate a pulgas e carrapatos. Já aquelas coleiras usadas para proteger o cachorro dos mosquitos transmissores da leishmaniose comumente são feitas com deltametrina.

A deltametrina, embora seja do mesmo grupo da permetrina para cachorro, é uma substância diferente. Ela também pode estar presente nos mais diferentes produtos para animais de estimação, inclusive nos indicados para cachorro infestado de pulgas, por exemplo. 

Embora a permetrina seja encontrada na fórmula de diversos produtos para tratamento para carrapato em cachorro ou combate à pulga, é importante destacar que ela nunca deve ser ingerida, pois pode levar um animal ou uma pessoa à morte. Entre esses produtos, estão:

➤➤➤ Shampoo e sabonete antipulgas;
➤➤➤ Talcos carrapaticidas e antipulgas;
➤➤➤ Produtos pour on (de pingar na nuca) para combater parasitas externos;
➤➤➤ Coleiras antipulgas;
➤➤➤ Alguns tipos de unguento, aquela pomada cicatrizante e repelente;
➤➤➤ Sprays para uso no ambiente, que são aplicados para o controle de pulgas nas casas e quintais.


Como usar permetrina em cachorro? 

Essa substância deve ser usada com cuidado, pois a ingestão pode levar o animal ao óbito. Então, como usar permetrina em cachorro? A única maneira como o tutor deve aplicar essa substância no animal de estimação é por meio do uso de antipulgas, carrapaticidas e outros produtos feitos especialmente para o pet.

Assim, a maneira correta e mais segura para o animal e o tutor de como usar permetrina é comprar uma coleira ou uma medicação spot ou pour on, por exemplo, que tenha essa substância na fórmula. Mesmo assim, é necessário que tal item tenha sido prescrito pelo médico-veterinário.

Como a intoxicação causada por permetrina acontece em cachorro? 

A intoxicação por permetrina para cachorro é possível, mas depende do uso errado do produto. É o que acontece, por exemplo, quando o tutor compra uma coleira adequada para cachorro com carrapato, mas não a coloca corretamente no pescoço do pet. 

A pessoa se engana na hora de fechá-la ou até mesmo a deixa muito larga, de forma que caia. Quando isso ocorre, dependendo do animal, o peludo pode pegar a coleira para brincar e, ao colocá-la na boca ou até engoli-la, intoxicar-se. 

A intoxicação também pode acontecer quando o tutor usa um produto que não é feito para animais de estimação no pet. Comumente, a concentração da substância é diferente e pode gerar intoxicação.Por isso, é importante prestar atenção na embalagem, que informa a faixa de peso indicada e a frequência de aplicação. Algumas manifestações apresentadas por um cão intoxicado são: 

➤➤➤ salivação;
➤➤➤ excitação;
➤➤➤ tremores;
➤➤➤ convulsão;
➤➤➤ alteração de comportamento.


No entanto, os produtos com permetrina para cachorro, desenvolvidos especialmente para os peludos, são seguros quando usados corretamente. Basta seguir a orientação do médico-veterinário para tudo ficar bem. Afinal, muitas vezes, essa é a melhor forma de como tirar carrapato de cachorro.