Observar diariamente a urina do seu cão pode ajudar a detectar doenças precocemente. A urina de cachorro muito amarela é uma alteração comum em várias enfermidades, por isso, merece atenção.

urina de cachorro é para ser de cor amarelo-claro, de odor característico, porém não forte nem desagradável, e sempre límpida, sem a presença de areia, sangue ou pus.

A frequência da micção também é importante para a saúde do cachorro. Um filhote urina mais ou menos a cada duas horas, e o cão adulto faz xixi a cada quatro a seis horas, dependendo da temperatura do dia, da ingestão de água, da hidratação, dentre outros fatores.

Causas de urina mais escura

Desidratação

Um cachorro desidratado vai ter a urina mais concentrada e, portanto, de um amarelo mais escuro que o normal. Isso porque o corpo irá poupar toda água que precisa para manter as células vivas.

Observe se seu animal está ingerindo pouca água. Não é comum o tutor medir a quantidade de água que seu animal toma, mas se tornar isso um hábito, irá detectar mais cedo a desidratação.

Não querer beber água pode indicar que o cão tem algum problema, como dor para se locomover. O animal idoso pode ter disfunções cognitivas e dificuldade de caminhar até o pote, se esse for o caso, o tutor deve levar a água até ele várias vezes ao dia. Doenças diversas também o fazem beber menos água.

Cães que “seguram” o xixi

Conhece algum peludo que só faz as necessidades fora de casa? Pois bem, esses cães tendem a “segurar” a urina até a hora em que seus tutores podem levá-los para a rua.

Se for uma época de chuvas ou o tutor adoece e não consegue mais sair com o amigo para passear, esse hábito pode levar a uma infecção urinária, o que deixa a urina de cachorro muito amarela.

Infecções urinárias

As infecções do trato urinário nos cães são bastante comuns, principalmente se houver uma doença concomitante que favoreça a multiplicação de bactérias da própria mucosa desse sistema.

Animais com doença renal crônica e doenças endócrinas têm mais chance de desenvolver infecções urinárias, Escherichia coli a bactéria mais comum encontrada.


Os sintomas mais presentes são dificuldade ou dor ao urinar, ir ao local de fazer xixi e só sair algumas gotas, “errar” o tapetinho higiênico (se o cão não tem costume de urinar fora do tapetinho), urina de cachorro muito amarela, escura e com odor mais forte.

É possível também observar estrias de sangue ou de pus no xixi, maior frequência de micção, prostração e falta de apetite. A infecção não tem predisposição por sexo, no entanto, em machos que não foram castrados e possuem aumento de próstata, a infecção urinária torna-se mais comum. 

Assim como nos homens acima dos 40 anos, outro cuidado com o cachorro é levá-lo para ter a próstata avaliada anualmente após os cinco anos de idade.

Comprometimento da válvula vesicoureteral

Essa estrutura, presente na entrada da vesícula urinária dos cães, impede o refluxo da urina da bexiga para o ureter. Na sua disfunção ocorre esse refluxo, que pode ocasionar infecções urinárias e urina de cachorro muito amarela.

O refluxo é fisiológico nos filhotes até 8 meses de idade, por uma imaturidade dessa válvula. Pode ocorrer no idoso, sendo então uma anormalidade que pode ser corrigida com medicamentos.

Doenças hepáticas

O fígado é um órgão muito importante. Ele remove toxinas do nosso corpo e as “joga para fora” por meio das fezes e da urina. Nas enfermidades desse órgão, a urina pode ficar muito amarela, de cor alaranjada ou até mesmo marrom.

Leptospirose canina

A leptospirose canina é uma doença muito grave, causada por bactérias do gênero Leptospira spp. Também é uma zoonose, ou seja, uma doença que os cães podem passar para nós, humanos.

Ela é transmitida pela urina de roedores contaminados, entra no organismo pela pele e depois se espalha pelo corpo, principalmente nos rins, prejudicando as funções vitais e comprometendo a saúde do animal.

cor da urina do cachorro na leptospirose fica bem amarelada ou escurecida (“cor de coca-cola”), assim como sua pele e olhos, devido à icterícia. Além disso, o animal sente dores pelo corpo, tem febre, falta de apetite, náuseas, vômitos, respiração ofegante, desidratação severa e prostração.

tratamento para cachorro com leptospirose deve ser instituído o mais rápido possível. Serão usados antibióticos, analgésicos, soro na veia, medicamentos para melhorar as náuseas e evitar os vômitos. 

Uma das melhores prevenções contra a leptospirose é evitar que seu cãozinho tenha contato com roedores e manter sempre sua vacinação em dia.

As alterações nas características da urina nos dão muitas informações. Por isso, recomendamos a observação diária dela. Para facilitar, use tapetes higiênicos de fundo branco. Devido à tinta, o jornal escurece a urina, e o tutor perde esse parâmetro de avaliação.


Como é possível perceber, o xixi do animal diz muito sobre a saúde do pet. A urina de cachorro muito amarela pode representar muitas enfermidades, por isso, deve ser investigada.