Notou que o peludo não estava bem e o levou ao médico-veterinário? Então, é provável que o profissional tenha prescrito alguns medicamentos. Cabe a você administrá-lo na hora exata para o tratamento ter sucesso. Então, como dar remédio para cachorro? Veja dicas! 

Como dar remédio para cachorro em comprimido: passo a passo

Você sabe como dar remédio para cachorro em comprimido? Muitas pessoas ficam cheias de dúvidas nesse momento, mas a tarefa pode ser mais fácil do que parece. A primeira coisa a observar é se o comprimido é ou não palatável.

Há vários vermífugos, por exemplo, que têm um sabor agradável para o bichinho. Descubra isso na própria embalagem do produto e, caso seja, pegue o comprimido e ofereça ao cão. Muitos deles comem, na empolgação, como se fosse um petisco.

Você também pode intercalar um pedaço de petisco, o comprimido e outro pedaço. É comum que os pets mais agitados engulam o medicamento palatável sem perceber a diferença. Assim, o petisco para dar remédio para cachorro pode ser uma alternativa interessante.

Porém, se não for palatável, como dar remédio para cachorro que não quer comer? A estratégia é outra. Veja como fazer! 

Passo a passo para dar comprimido para cachorro

➤➤➤ Pegue o comprimido indicado pelo médico-veterinário;
➤➤➤ Vá até o pet e faça um carinho para ele não se assustar;
➤➤➤ Com uma mão, abra a boca do cachorrinho e, com a outra, coloque o comprimido no fundo da boca;
➤➤➤ Feche a boca do peludo com uma mão e, com a outra, faça uma pequena massagem na garganta dele, para estimulá-lo a engolir;
➤➤➤ Confira se ele realmente engoliu o comprimido. 

Alguns pets são danados e conseguem “esconder” o comprimido na boca. Por isso, dar remédio para cachorro que cospe exige atenção, para que se tenha certeza de que ele realmente engoliu o medicamento. 


Meu cachorro é bravo, e agora? Como dar comprimido?

O passo a passo anterior funciona melhor com cães dóceis. Se o animal não for manso, é provável que o tutor leve uma mordida caso tente colocar um comprimido no fundo da boca dele. Nesse caso, sempre que possível, opte por comprimidos palatáveis. 

Jogue um petisco para ele “pegar no ar” e engolir; faça o mesmo com outro; na terceira vez, jogue o comprimido palatável; e finalize com mais um petisco. Escolha algo que ele goste muito, para aumentar as chances de ele comer sem notar. Essa é uma boa maneira de dar remédio para cachorro bravo.

Outra opção para dar remédio para cachorro que morde é colocar o comprimido na ração úmida. Compre uma latinha de patê para cães, pegue um pouco, envolva o comprimido e dê para o pet comer. Frequentemente, ele engole sem notar o remédio.

Como dar remédio líquido para cães?

A medicação prescrita é em gotas, suspensão oral ou xarope? Pode parecer estranho, mas esse tipo de medicamento, muitas vezes, é mais fácil de administrar do que o comprimido. Caso o fármaco seja em gotas, faça o seguinte:

➤➤➤ Pegue uma seringa nova e retire a agulha, pois você não vai precisar dela;
➤➤➤ Retire o êmbolo;
➤➤➤ Feche a pontinha da seringa com um dedo;
➤➤➤ Com a outra mão, pingue a quantidade de gotas prescritas pelo médico-veterinário;
➤➤➤ Feche a seringa com o êmbolo;
➤➤➤ Segure a cabeça do cachorrinho com uma mão;
➤➤➤ Coloque a seringa dentro da boca dele, no cantinho, entre os dentes e a bochecha;
➤➤➤ Aperte o êmbolo. 


E quando o cachorro morde, o que fazer?

Muitas pessoas ficam em dúvida de como dar remédio líquido para cachorro que morde: será que pode misturar na ração? Depende. Alguns fármacos não podem entrar em contato com o alimento. Além disso, há o risco de o animal comer a ração parcialmente, não ingerindo o medicamento por completo. 

Nesse caso, converse com o médico-veterinário sobre alternativas de como a medicação em pasta ou comprimido, por exemplo. 

Sabendo como dar remédio para cachorro, lembre-se de ter paciência. Afinal, você sabe que faz aquilo para o bem do pet, mas ele não entende, só percebe que algo que ele não gosta está sendo colocado na garganta dele.

Além disso, mesmo sabendo como dar remédio para cachorro, se você achar que não conseguirá segurá-lo corretamente, peça ajuda a alguém. Muitas vezes, com alguém segurando o bichinho, essa tarefa fica mais simples. 

E o vermífugo? Será que há uma forma diferente de administrá-lo? Veja em nosso blog.