Atualmente, os cães vivem muito próximos dos tutores, dormindo nas camas e participando ativamente das vidas sociais, por isso ver o cachorro com manchas vermelhas na barriga pode ser motivo de preocupação para toda a família.

Essas manchas podem ter diversas causas, algumas simples de resolver, outras nem tanto. Para identificar o motivo e tratar corretamente, alguns exames podem ser necessários, por isso é fundamental levar seu amigo ao veterinário.

Geralmente, as doenças de pele em cachorro deixam-na avermelhada devido à inflamação, reação a algo que está ferindo a pele. Outros sinais de inflamação são inchaço, pele quente e dolorosa ao toque, e presença de nódulos de diversos tamanhos.

Causas comuns de manchas na pele

Sarna

sarna em cachorro é uma doença de pele bastante comum. Ela é causada por um grupo de ácaros que vivem e se alimentam da pele do animal, causando bastante inflamação da região afetada.

Existem dois tipos de ácaros que mais causam a sarna: o Demodex canis, causador da sarna demodécica ou sarna negra; e o Sarcoptes scabiei, causador da sarna vermelha ou sarna sarcóptica.

Sarna demodécica

Demodex canis é um ácaro que faz parte da microbiota normal da pele do cão. Porém, em momentos de queda da imunidade do seu amigo, ele pode causar a doença sarna demodécica.

Essa queda da imunidade pode ocorrer por diversas causas, principalmente na primovacinação dos filhotes, em que eles passam pelo estresse de ir para um novo lar e iniciar o esquema vacinal. Ela pode vir também de outras doenças sistêmicas, quando o corpo está tentando combatê-las e o ácaro se aproveita da situação para se multiplicar sem o controle do sistema imunológico.

Existe uma herança genética no caso dessa doença: o pai, a mãe ou ambos podem ter predisposição a apresentar a sarna demodécica, e os filhotes deles podem receber essa herança. Há também algumas raças predispostas, como Buldogue, Pug e Boxer.

Os sintomas são locais ou generalizados. Então, você pode observar seu cachorro com manchas vermelhas na barriga ou outras partes do corpo, queda do pelo, caspas e escurecimento da cor da pele. O diagnóstico da sarna demodécica vem de um exame parasitológico conhecido como raspado de pele, e o tratamento é feito com medicamentos orais ou tópicos.

Sarna sarcóptica

Esta sarna é altamente infecciosa e se transmite facilmente de um animal para outro, não somente entre cães, mas também aos seres humanos que convivem com os infectados pela sarna sarcóptica.

O ácaro deixa o cachorro com manchas vermelhas na barriga, regiões das articulações em membros e borda das orelhas, queda de pelo e coceira. Ao se coçar, o animal mordisca e arranha a pele, o que favorece infecções bacterianas secundárias nessas feridas.


O diagnóstico e o tratamento ocorrem da mesma forma que a sarna demodécica. Porém, como a sarcóptica é infecciosa, devemos também tratar o ambiente e os pertences do cão para evitar a transmissão para outros animais e pessoas da casa.

Alergias

As alergias também podem causar essas manchas na pele dos cães, além de muita coceira e queda de pelo. Além dessas lesões na pele é possível que o cachorro também apresente problemas nos ouvidos.

Dermatite de contato

Outra possível causa das manchas vermelhas é a dermatite de contato, que é uma reação da pele quando entra em contato com substâncias irritantes. É comum essa reação acontecer com desinfetantes usados para limpar o chão da casa que foram mal enxaguados ou pouco diluídos, por exemplo.

Dermatofitose

A dermatofitose é uma doença de pele causada por fungos. É conhecida comumente por micose. O fungo mais comum nos cães é o Microsporum canis, que também pode infectar os seres humanos.

Picadas de insetos

As picadas de insetos nos cães produzem os mesmos sinais que nos humanos. Um cachorro com manchas vermelhas na barriga pode ter sido picado nessa região por formigas, por exemplo, ao deitar-se sem querer sobre um formigueiro.

Pulgas, carrapatos e pernilongos também causam essas manchas vermelhas, além de produzirem bastante coceira e poderem causar um quadro de queda de pelo que se inicia no dorso, próximo à cauda.

Piodermite superficial

Trata-se de uma infecção bacteriana na superfície da pele. Assemelha-se às espinhas dos humanos, formando pequenas manchas vermelhas na pele do cachorro com o centro esbranquiçado, queda do pelo, coceira e descamação.

É uma das doenças de pele mais comuns nos cães e geralmente tem uma causa de base, comumente as alergias ou algumas doenças endócrinas. O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos e pode ser realizada uma citologia da pele para complementação diagnóstica e o tratamento, com medicamentos orais e tópicos.


Doença do carrapato

A doença do carrapato é o nome comum dado ao conjunto de doenças transmitidas aos cães pelos carrapatos. Dependendo do patógeno transmitido por eles, o pet terá erliquiose, babesiose ou anaplasmose.

cachorro doente apresenta febre, sangramento nasal, perda de apetite, prostração intensa, cansaço fácil, urina com sangue e petéquias, que são pequenas manchas vermelhas na pele e mucosas.

As petéquias decorrem de pequenas hemorragias puntiformes abaixo da pele, que vêm de alterações na coagulação sanguínea causadas pelos patógenos da doença. Elas surgem na pele do abdômen, na mucosa dos olhos, da boca e das genitais do animal. O diagnóstico se baseia em sintomas, histórico do cachorro com carrapato e exames de sangue, enquanto o tratamento, em medicamentos orais ou injetáveis.

Estas são apenas algumas causas de manchas vermelhas que podem aparecer no seu cachorro. Elas podem vir de doenças de pele e ser facilmente tratadas ou refletir doenças sistêmicas mais sérias. Por isso, se você notar seu cachorro com manchas vermelhas na barriga, leve-o ao veterinário para diagnóstico e tratamento. Se quiser conhecer curiosidades e outras doenças de cães, acesse nosso blog!