Ao vermos um cachorro mancando, logo pensamos num ferimento nas patinhas, mas nem sempre é só isso. Esse sintoma pode ser consequência de um problema maior, como as alterações na coluna do seu pet.

É preciso saber o que levou o cão a mancar, pois existem motivos físicos e doenças que o levam a não apoiar o membro no chão. Levá-lo ao atendimento veterinário pode ser esclarecedor e ajuda a prevenir maiores danos à saúde do seu amigo. Entenda o que pode ser e o que fazer se seu cachorro está mancando.

Cachorro mancando, o que pode ser? 

Um cachorro mancando do nada, que há um minuto estava normal e, no outro, machucado, deixa óbvio que algo acabou de acontecer. Será algo grave? Ou será que é possível somente observar o animal e esperar para ver o que vai acontecer?

Já um cachorro mancando que vem aos poucos piorando, ficando cada vez mais apático, nos faz pensar que ele pode estar ficando velhinho. Mas o que fazer? Continue lendo que nós vamos te ajudar!

Principais causas que levam seu amigo a mancar

Fraturas

Você viu seu cão caindo ou se machucando e, então, ele começa a mancar e você pensa que dar um anti-inflamatório irá fazê-lo melhorar. Calma lá! Na tentativa de ajudá-lo, você pode mascarar um sintoma importante e perder tempo de tratamento.

Uma simples batida ou queda pode levar a pequenas fraturas nos membros do seu amigo, sendo assim, nunca dê nenhum remédio caseiro para cachorro mancando. Não medique seu animal sem prescrição veterinária.


Vacinação

Um cachorro mancando depois da vacina pode ter tido uma reação local à vacina que, se foi administrada muito perto das patas traseiras, justifica a claudicação. Ele também pode ficar mais quietinho, amuado e com dor no local da aplicação, principalmente se for um cachorrinho de pequeno porte.

Geralmente, há melhora espontânea em 2 ou 3 dias, mas você pode fazer uma compressa gelada em casa e entrar em contato com o veterinário que fez a vacinação para que ele te oriente sobre o uso de medicamentos.

Problemas na coluna

Existem raças, como o Dachshund, predispostas a ter problemas na coluna. Animais idosos ou com sobrepeso também podem desenvolver essas alterações. Mas como elas deixam o cachorro mancando e tremendo?

A coluna vertebral tem dentro dela a medula espinhal, que é um tecido nervoso cuja função é transmitir os impulsos nervosos do cérebro para o corpo. Dependendo do segmento da coluna afetado, o animal pode mancar ou até mesmo ter a paralisia de um ou mais membros dianteiros ou traseiros. Veja os sinais:

➤➤➤ fraqueza ao se levantar após o repouso;
➤➤➤ dificuldade ou relutância em transpor obstáculos;
➤➤➤ tropeçar ou cair enquanto anda;
➤➤➤ coluna arqueada de forma convexa;
➤➤➤ dor ao toque.

As doenças da coluna vertebral são bastante dolorosas. Um cachorro mancando tem piora da qualidade de vida, além da morbidade poder agravar e levar o seu amigo à paralisia dos membros.


Se ele for de alguma das raças citadas, faça consultas preventivas a fim de diagnosticar precocemente essas alterações. Não espere seu amigo piorar, com saúde não se brinca!