Ticker

6/recent/ticker-posts

Posso dar suplemento humano para cachorro?


 Os suplementos alimentares são produtos compostos destinados a oferecer nutrientes para complementar a dieta das pessoas e dos animais. Mas será que posso dar suplemento humano para cachorro? Continue a leitura para descobrir!

O suplemento pode ser adquirido em forma de cápsulas, comprimidos, líquido ou pó e é encontrado em diversas farmácias e lojas destinadas à saúde humana. Apesar de termos fácil acesso a esses produtos, pois não eles precisam de receita para comprar, o suplemento humano não deve ser oferecido para o cachorro.

O que é um suplemento?

O suplemento, como a própria palavra já diz, tem a função de suplementar — nesse caso, principalmente a dieta do animal. Em outras palavras, o suplemento dá o suporte necessário para o metabolismo, caso haja falta de algum nutriente vindo da alimentação.

O suplemento é composto por várias fontes de sais minerais, proteínas, aminoácidos, vitaminas e fibras. A variedade e quantidade de cada substância contida nos suplementos varia de acordo com a indicação de uso de cada um.

Esse suporte alimentar pelo suplemento também pode ser utilizado em casos onde a demanda por determinado nutriente é mais exigida pelo corpo, ainda que o peludo tenha uma alimentação balanceada.

Por que não posso dar suplemento humano para cachorro?

As necessidades nutricionais das pessoas são diferentes das do cachorro. Por exemplo, a quantidade de vitamina de um produto humano pode ser excessiva se for dada ao peludo. Assim, ele acaba tendo excesso de vitamina no organismo, o que é prejudicial.

suplemento humano para cachorro é contraindicado porque se trata de duas espécies animais distintas. A fisiologia dos pets é diferente da fisiologia humana, e oferecer medicações e suplementos por conta própria pode até mesmo gerar um quadro de intoxicação.

Você pode estar se perguntando: “Já sei que não posso dar suplemento humano para cachorro, mas como posso melhorar a saúde do meu pet?”. Vitaminas e suplementos podem ser uma boa opção para melhorar a imunidade do peludo, mas sempre seguindo a orientação do médico-veterinário.

Quando o suplemento é indicado?

Primeiro, deve-se pensar na real necessidade de administrar o suplemento para cachorro. Animais jovens e saudáveis, que não apresentam nenhuma patologia e têm acesso a alimentação balanceada de qualidade, podem não necessitar de suplementação, pois o excesso prejudica o metabolismo.

O suplemento é indicado em fases da vida que exigem mais do organismo, como a idade e durante o tratamento de alguma enfermidade até sua total recuperação.

Animais atletas também necessitam suplementar a dieta para beneficiar a musculatura e os ossos, deixando o cachorro forte. O suplemento é destinado, ainda, a fortalecer os pelos, conferindo mais brilho e maciez, evitando queda excessiva.

Alguns animais com particularidades individuais também podem se beneficiar do suplemento prescrito pelo médico-veterinário. Alguns ajudam a equilibrar a flora intestinal, outros são fonte de caloria para animais ativos ou até mesmo possuem substâncias que acalmam o pet.

Como dito, em casos de doenças, o suplemento pode conter vitaminas e minerais que auxiliam no tratamento, como doenças articulares, doenças crônicas, durante pós-operatório, em casos de desnutrição, maus tratos e na recuperação do cachorro intoxicado.

Ainda que o suplemento não seja considerado medicação, é importante consultar o médico-veterinário pois de acordo com as diferentes fases, estilo de vida, dieta e doenças será prescrito o suplemento ideal, produzido e destinado exclusivamente para os animais, encontrados em pet shops e farmácias veterinárias.


Sinais de que o pet precisa de suplemento

Um dos principais motivos para os tutores quererem oferecer suplemento é para deixar o cachorro forte, e esse motivo é válido. Alguns cães podem estar com a imunidade debilitada, apresentando sintomas como apatia, falta de apetite, pelos opacos, obesidade ou magreza excessiva.

Qualquer alteração de comportamento ou sintoma apresentado pelo pet requer ajuda profissional, principalmente em casos de vômito, diarreia, dificuldade para andar, etc. Além das medicações, pode ser necessário incluir o suplemento para ajudar na recuperação e na manutenção da saúde do seu melhor amigo.


Tipos de suplementos para pet

“Sei que não posso dar suplemento humano para cachorro, então quais são os suplementos veterinários?”. Você encontrará diversas variedades e indicações de suplementos na rede de lojas pet, porém, mais uma vez, vale ressaltar que ainda que esses produtos sejam para cães, devem ser prescritos pelo médico-veterinário.

Seja em forma de comprimido, cápsula, líquido, pó, manipulado ou até mesmo snacks, os suplementos para cachorro variam na sua composição. A seguir listamos algumas variações:

➤➤➤ calmantes: com substâncias relaxantes para animais ansiosos;
➤➤➤ prebióticos e probióticos: auxiliam na saúde intestinal e na absorção de nutrientes;
➤➤➤ fortalecimento ósseo: colágeno e outros minerais auxiliam animais com dificuldade locomotora devido a diferentes fatores;
➤➤➤ qualidade dos pelos: ômegas e vitaminas diminuem a queda do pelo e dão mais brilho e maciez;
➤➤➤ perda de peso: as fibras ajudam o animal obeso a emagrecer;
➤➤➤ proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais: de acordo com a composição, auxiliam nas diferentes necessidades de cada animal.

“Então, não posso dar suplemento humano para cachorro. O que fazer?”. Bem, existem vários tipos de suplementos veterinários específicos para o pet. Quando utilizados de forma adequada, os suplementos só trazem benefícios para nossos peludos. Confira mais dicas acessando o nosso blog.